Artigos

Neste tempo carenciado de esperança, um grupo de cristãos no ISEG decidiu criar este espaço de divulgação da Doutrina Social da Igreja com o objetivo de que esta seja conhecida e refletida em ordem a abrir um futuro que promova a dignidade do ser humano e o bem comum.
Norteados pelos ensinamentos contidos neste tesouro da Igreja Católica e por valores e princípios que se enraízam fortemente nas  tradições judaico-cristãs do nosso país e da Europa, promovemos a reflexão sobre temas de economia, gestão, sociedade e espiritualidade, com especial atenção a questões da atualidade. E divulgamos testemunhos de vida que nos enriqueçam na esperança.
Todas as pessoas de boa vontade, que se empenham na construção de um mundo melhor em que a justiça, a partilha, a honradez e o amor do próximo não sejam palavras vãs, são convidadas a colaborar neste espaço.
Em particular, desafiamos os estudiosos de economia e de gestão que consideram que fazer do lucro a regra exclusiva e o fim último da atividade económica é moralmente inaceitável e que urge “globalizar a solidariedade” (João Paulo II), substituindo os sistemas financeiros abusivos e usurários e as relações económicas  iníquas entre as nações por um esforço comum no sentido de redefinir as prioridades e as escalas de valores.